France : Le Titanic fait escale au Groënland
La situation est grave : un territoire qui n’intéressait personne il y a 6 mois pourrait être récupéré de façon cavalière par les États-Unis ! Vite, montons une opération européenne au Groënland, à Nuuk – mission EU-Nuuk, ça sonne presque comme un aveu ! – et envoyons une douzaine de soldats français grelotter sur place. Il en va […] ⌘ Read more
@menestrel@menestrel então qual é o tema de #menestrel este mês?
Le 10ème Homme – Dossier du mois : la génomique
Imaginez un instant que vous déteniez le manuel d’instruction de votre propre vie. Un code secret, logé au cœur de chacune de vos cellules, qui dicte non seulement votre passé, mais aussi votre futur de santé et de résilience. Ce code, c’est votre génome. Longtemps restée le domaine réservé de la science-fiction, la génomique est […] ⌘ Read more
Ainda na minha saga de leitura de sondagens (sim, há malucos para tudo…):
Nas “letras pequininas”, isto é, naquilo que é depositado na ERC e só porque a Lei manda, lê-se na sondagem do ISCTE de Dezembro que o número de “votos simulados” que três das possibilidades tiveram foram: Cardoso, 1 voto (0.1%), Joana Amaral Dias, 9 votos (1.0%), Jorge Pinto, 10 votos (1.1%). Estes valores a cru são depois ponderados e distribuídos, o que é normal… o que não se entende é o resultado depois da ponderação.
Em princípio, a ponderação distribui, e portanto devia dar mais para toda a gente, mas na realidade não foi isso que foi parar à comunicação social… Porquê? Ora, no documento para os resultados ponderados, eles começam por pegar na tabela de votos por ponderar, para depois fazer a ponderação. Saber como a ponderação foi feita é coisa que não vamos descobrir neste toot - lamento - mas é que o documento em questão é um documento de 66 páginas, que apresenta os dados por ponderar na página 33, e depois apresenta as páginas 34 e seguintes todas em branco… o que também me leva a perguntar se a ERC faz o mínimo de validação dos documentos que lhe são entregues.
½
Bikinis et statistiques : la nouvelle terreur des dirigeants
Horreur, catastrophe et heures les plus sombres : de dangereux internautes seraient en train de ficher les musulmans de France ! Quelle abomination ! Il semble en effet qu’un site se charge de recenser toutes les mosquées de France. Ce site, c’est Trouve Ma Mosquee et cette cartographie vient de déclencher une véritable crise d’hystérie dans les médias… […] ⌘ Read more
Il faut complètement mettre fin à l’audiovisuel public
En France, la télévision et la radio d’État ne valent plus tripette. Oh, ce n’est pas une louange pour leurs équivalents privés dont le niveau général est globalement aussi mauvais, mais au moins ces derniers ne sont pas chèrement payés par les contribuables. En revanche, l’audiovisuel public mobilise des milliards d’euros et malgré ce financement […] ⌘ Read more
Une histoire de crèches en carton
Le tournant de l’année avec notamment Noël et l’Épiphanie est souvent l’occasion de parler de crèches. Cependant, cette année, il ne s’agit pas d’évoquer ces crèches dans certaines mairies fricotant honteusement avec les heures les moins laïques de notre histoire – et donc non, nous n’évoquerons pas ici les batailles épiques des véritables chevaliers de […] ⌘ Read more
2 - O Presidente que querem ser:
Seguro diz que só serve o interesse nacional, nenhuns outros interesses. Não será Governo Sombra de ninguém. Precisamos de saúde a tempo e horas. Na saúde é um pacto que precisamos, na habitação é estimular o mercado de arrendamento e construção modular.
Ventura quer ser um presidente que manda no Governo (ainda que isso não seja o papel ou um poder de um Presidente).
Gouveia e Melo acusa Seguro de não ser independente porque tem o apoio de Costistas. No fundo vem com a conversa de que não há isentos em pessoas com uma matriz política, mas quando lhe dá jeito refere-se a ela (já votou PS e PSD, gosta do Sá Carneiro, etc.).
Marques Mendes não vai ser amigo nem adversário do Governo. Ataca Gouveia e Melo , perguntam-lhe de Sá Carneiro e começa a peixeirada, que felizmente não tem oportunidade de se expandir porque começa o intervalo.
Pena é que tudo indica que a segunda parte vai começar com Sá Carneiro… e até irrita como tanto LMM como GeM, AV e Cotrim acham que podem convencer o eleitorado que são um novo Sá Carneiro - e se calhar um bocadinho frustrante como eles acham que isso é obrigatoriamente uma coisa boa. Bem, se juntarmos o Passos Coelho à conversa até o Seguro se junta só clube… e são estes os candidatos no topo das sondagens 🤷♂️
3/n
Enquanto esperam pelo debate entre todos os candidatos (desta vez mesmo todos, os 11) que vai dar às 22h, estejam à vontade para ler o meu resumo do debate na rádio que aconteceu entre os três “candidatos excluídos” (André Pestana, Humberto Correia e Manuel João Vieira), caso não o tenham ouvido.
Costumo fazer threads para os debates, mas visto que este ouvi em diferido preferi escrever no meu blog em vez de ter aqui uma mega-thread… mas se quiserem comentar, estejam à vontade para comentar aqui 😛
Queres votar antecipadamente e/ou em mobilidade?
Inscreve-te para isso em https://votoantecipado.pt até dia 8, para votares já este domingo no local que te der mais jeito!
Maduro arrêté : pétrole, drogue, … et fraude électorale ?
L’année 2026 n’est pas vieille mais promet déjà des rebondissements croustillants et offre, dès son troisième jour, un bouleversement géopolitique rapide et inattendu qui a laissé beaucoup d’observateurs dans une grande confusion. En effet, les petites heures du 3 janvier étaient à peine entamées qu’un ancien travailleur de McDonald lançait une audacieuse opération visant à […] ⌘ Read more
#Beyond40 have a #PublicDomainDay online event today!
“Discuss public domain and Creative Commons resources. Help plan #DocumentFreedomDay. Find out about public domain source code.”
From 2:00 pm to 3:30 pm (EST)
From 7:00 pm to 8:30 pm (GMT)
- a ronda de perguntas específicas a cada um:
AV, quer a foto do presidente em salas de serviços públicos? - não, mas queria a bandeira Portuguesa lá, e acabar com as bandeiras LGBTQs e os dias de orgulho gay e lésbico, e ter o dia do orgulho nacional;
AF, ia à bola com Putin ou Zelensky? - nenhum
AS, convidava o ACosta para um conselho de estado? - claro, é o presidente do Conselho Europeu
CM, escolheria qual dos outros candidatos presentes para representar um monólogo num ciclo de peças de teatro em Belém? - nenhum, quer é discutir a Presidência da República
GM, viajaria de submarino com MM ou AV? - ninguém, que viajar de submarino é só para profissionais
CF, se falhar para PR, tentará para Presidente do Benfica? - não
JP, semana dos 4 dias no Palácio de Belém? - fomentaria esse debate
MM, quem seria melhor futuro comentador político, Montenegro ou Passos Coelho? - não faço ideia
Comentário pessoal: Uff! Comentar isto cansa - mas também tenho de dizer que acho que este foi talvez o mais importante e informativo debate até hoje, ainda que o possa ser enquanto “consolidador” para quem viu os anteriores. Espero que no debate com todos na TV tenham menos perguntas planeadas, e mais tempo para cada pergunta, até porque são mais três candidatos a responder.
2.2) é preciso clarificar a hierarquia dentro do Ministério Público?: todos acham que há coisas a corrigir na justiça, PR não legisla mas pode influenciar (lançar debates, etc.)… AS primeiro falará com o PGR, depois logo vê; CM diz que PR não legisla mas pode lançar debates sobre a justiça (e segurança); GM diz “claro que sim” e vem com a conversa tipo AV, “há muitos anos que este problema existe e ainda não foi feito nada”, mas desta vez para atacar os outros, “há aqui candidatos que tiveram responsabilidades políticas e não fizeram nada”, sendo que ele não desmente todos os outros em relação ao facto do PR não legislar, e a competência desta clarificação pertence ao parlamento. CF diz que “sim, é preciso clarificar”, dá o exemplo de ter feito alguma coisa - uma pergunta a um juíz, que recebeu como resposta “isso é interferência política no poder legislativo”, ainda que esse juíz tenha ameaçado processar CM pela sua crítica às afirmações do referido juíz (num caso de violência doméstica). Enfim, no fundo continuam todos de acordo ainda que há quem tente tirar benifícios eleitorais do tempo em antena atacando os outros. MM (bem) diz que não é acusado de nada e responde à pergunta em vez de ligar à provocação do GM.
4/n
Et malgré tout, une bonne année 2026 !
Et voilà, 2026 est là, pendant que 2025 s’éloigne en traînant derrière elle son cortège de souvenirs, de débats enflammés et de soupirs collectifs et cette impression que l’actualité n’a jamais pris de vacances. Politiquement, l’année 2025 fut un véritable festival d’âneries sans limites et on a vu s’empiler les rebondissements à l’Assemblée nationale comme […] ⌘ Read more
Acrescento na parte das considerações pessoais, que apesar do mau que ambos são, tenho muito menos dúvidas agora do que tinha há um mês sobre como votaria numa segunda volta entre estes dois. Lamentaria ambos, mas o Almirante Gouveia e Melo seria mais volátil e perigoso que Luis Marques Mendes como Presidente da República.
#ptpol #debate #GeM x #MM #presidenciais
O último dos debates a dois, porque uns são filhos e outros são enteados.
1 - #transparência - #GeM continua com dúvidas sobre o passado de #MM porque não revela coisas da sua actividade na Abreu, e faz uma timeline do que o MM disse e depois o que se descobriu. As críticas dele não são legais mas éticas. MM responde a dizer que GeM é mau candidato, e que isto do GeM com transparência é desespero por causa das sondagens, e que GeM está tranformado em Ventura. 700M€ em dois anos na Abreu a fazer o quê? MM fala muito, defende-se e ataca, mas explicar o que fez para receber este dinheiro… “consultadoria interna, jurídica”. GeM acusa LMM de ser “lobista” (lobbyista, digo da outra maneira soa estranho…). Realmente já vamos em 15 minutos de debate (metade!) e houve muito insulto e nada de explicações mas também nada em concreto. No meio disto tudo, saem os dois mal (até agora, pelo menos) e ficam os dois a perder com isto. Numa coisa o LMM tem razão - o GeM que começou estes debates e entrevistas s falsr de baixa política, política mais baixa que a dele, só a do Ventura… LMM agora diz que o GeM é mal visto nas forças armadas mas que LMM não fala disso (não acabou de falar?). LMM diz “não sou nenhum facilitador de negócios”.
1/n
#ptpol #debates #presidenciais
1 - diferenças - UE, diz JP, pondo #CMartins à defesa. CM mostra como eles estão em concordo: quem Europa mas são críticos em termos ou decisões específicos. JP tenta dizer que há uma diferença, mas não se vê diferença nenhuma (e CM tb diz queque se calhar até nem há insana diferença aqui). Comunidade Europeia de Defesa? Não, nem nisso há diferença.
2 - voto útil - ambos acham importante um presidente de esquerda, e são contra o voto útil porque acham Seguro um mau candidato. Estão de acordo.
3 - presidente mais interventivo - é importante, ambos estão de acordo.
“Tecnologia para emancipar”
Considerações pessoais - tristeza de debate, o jornalista perde tempo a tentar atacar estas candidaturas mas não tem tempo para os fazer mostrar diferenças. A única diferença aparente é que o #JPinto diz que eles têm uma visão diferente da Europa ainda que olha-se na prática e afinal não. 27 minutos de debate: com 13 minutos para cada lado o jornalista diz obrigado e boa noite, e fica-se por aqui. Um dos debates mais importantes para ajudar na decisão de voto a eleitores que poderão estar com dúvidas ente estes dois… desperdiçado. Até parece que o jornalista quer convencer que entre estes dois ele preferia um terceiro com o voto útil…
O #Menestrel deste mês é sobre álbuns que contam uma história. O mês começou depois de um concerto que terminou com a “Coma White”, e que me levou a escolher essa música para a #musiquinta seguinte, pensei escolher o álbum de onde essa música saiu (Mechanical Animals) para o menestrel. Mas nem para contar a história de Coma, a personagem dessa música, me bastaria pegar só nesse álbum, e a história dele está intrinsecamente ligada com o resto do tríptice. Quando foi publicado pela primeira vez, Mechanical Animals era para ser entendido como uma sequela, mas mais tarde passou a prequela, uma história contada em três actos, começando do fim (com Antichrist Superstar, passando pelo Mechanical Animals) para o princípio (com Holy Wood). Mas o menestrel não é para tríptices, é para álbuns… e se vamos pegar nesta história, então o álbum que temos de escolher é o ACSS, o primeiro (lançado em 1996), o princípio e o fim, e um álbum que conta uma história por si só.
ACSS é tem um protagonista, “The Worm”, um fraco entre os fortes, pobre entre ricos, feio ente bonitos. Na sua revolta contra o poder, ele torna-se num carismático demagogo, acabando por se tornar num adorado ídolo de revolta… apenas para se tornar naquilo que inicialmente o revoltava. (Este resumo não faz justiça à história, mas é quanto cabe num toot.)
Green Deal : premier aveu d’échec
Surprise : la Commission européenne revient sur l’interdiction totale des moteurs thermiques et semble marquer un temps d’arrêt dans sa gigue vers le précipice. Comme un danseur maladroit qui trébuche sur ses propres lacets idéologiques, Bruxelles découvre enfin que le vide n’est pas un partenaire de tango fiable. Bon évidemment, ce n’est qu’un petit pas en […] ⌘ Read more
#ptpol #debate #presidenciais #Seguro x #Cotrim
1 - #PacoteLaboral: Cotrim começa por atacar Seguro acusando-o de ser um candidato fraquinho. Seguro começa por sublinhar que o que #Ventura disse ontem, que se tinha encontrado com Seguro é totalmente falso. Do tema: Cotrim espera que Governo não recue no pacote. Seguro sublinha que a diferença é que Cotrim aprovaria o pacote tal como foi apresentado, Seguro vetaria. Cotrim diz que o país precisa de mudanças e ele aprovaria esta mudança e Seguro não, por isso Cotrim é melhor porque quer mudanças… palhaçada, claro, porque as mudanças podem ser boas ou más, Seguro não é contra mudanças no geral, é contra este pacote no particular. A conversa desliza para Saúde…
1.1 - Saúde: Cotrim faz-se de sonso, Seguro aponta que está visto que a tática do Cotrim é fazer perguntas para depois ficar com o tempo todo no fim para ele. Seguro a mais perguntas de Cotrim lembra também que ele não é candidato nas legislativas, as propostas de Seguro é para o que fará como Presidente.
2 - Lei da Nacionalidade: inconstitucionalidade de uma das medidas era espectável para Cotrim, as outras são “o regular funcionamento das instituições”. Seguro está estupefacto porque Cotrim disse que promulgaria a lei, Cotrim engasga-se.
1/n
Gostava de saber a taxa de sucesso da “triagem digital” na linha SNS24, em especial para utentes de faixa etária elevada - e por “taxa de sucesso” refiro-me a “conseguiram seguir o fluxo sem problemas e à primeira”. Juntar estes entraves a tempos de atendimento superiores a 1h roça a negligência… 😞
2/n
CM explica que OEs não são moções de censura, apontando a agulha da irresponsabilidade a LMM. LMM acha que CM não explicou o chumbo só OE (espero que ela responda).
3 - migração: LMM acha que as medidas foram boas, e as mas repercussões também vão ser resolvidas com os efeitos da vida verde. CM anda atrás para responder em relação ao chumbo do OE, para dizer que a situação da Saúde hoje prova que o Bloco tinha razão. CM aponta que até o Governo já vai recalibrar a via verde porque ela não funciona. Relembra que estes números de hoje provam que os migrantes não vêm para ser subsidiodependentes como alguns dizem, pelo contrário
4 - Chega - CM não dará posse a PMs que não têm condições, como manda a constituição. Não quer passar a campanha a falar de um governo do Chega que não vai acontecer. LMM dá se tiver acordo escrito. E se não cumprir o acordo? “Isso não me passa pela cabeça” (porque nós nunca vimos o Ventura a mudar de conversa de um dia para o outro certo?)
5 - Saúde - LMM critica CM ser contra as PPP. CM lembra o dono da PPP que recusa a atender pacientes que não sejam rentáveis. Saúde tem de ser para todos (tal como diz a constituição).
6 - Europa - CM fala da proposta europeia sobre pensões e o perigo que isso é. Fala da ingerência de Trump na Europa. É solidária com Ucrânia
2/2
Ventura diz que o Livre é um partido de corruptos, fala de “escumalha dos vossos partidos” e chama ao JPinto de pirralho. O debate deve estar para acabar daqui a 2 minutos e sem ser a alteração da constituição ainda não se falou de presidenciais.
JP tem as assinaturas todas, entrega-as a 17 de Dezembro, e anuncia que a sua mandatária é a advogada que processou o Ventura. Ventura fica nervoso, fala da mama de Abril e que vai acabar com o país de Abril qdo ganhar.
Desinformação: JP diz que não se pode ter uma visão de um mundo só com dois lados (Trump ou Putin), porque ambos os lados são maus. AV acha que grave não é o discurso de ódio que leva miúdos a cortar dedos aos outros, mas sim conteúdos LGBT na net.
-
Comentário pessoal: Este debate teve mais 4 minutos do que o previsto, deve ser para dar razão ao Jorge Pinto que diz que Ventura é o menino querido da comunicação social. Não se aprende nada a assistir este debate: Pinto estâ bem como esperado, Ventura é o vilão que já sabíamos. Coisas como LGBT ser pior que dedos decepados já nem choca, nem a troca de posições e catavento, nem o querer acabar com o país de Abril. Igual em todos os debates com AV: qualquer opção é a melhor que o fascismo.
#ptpol #debate #presidenciais #JP x #AV
1 - #GreveGeral - “AV dizia uma coisa e hoje diz outra sobre a Greve”, diz a entrevistadora, AV diz q não, e que está contra este pacote laboral. E acha mal como está agora a manifestação à frente do parlamento. JPinto confirma que Ventura anda a mudar de opinião. JPinto a favor da greve e contra o pacote laboral. Acha que precisamos de menos precariedade, não mais (mesmo que lhe chamem flexibilidade). AV não diz que não vai aprovar este pacote (no parlamento, nem estão a falar do que farão enquanto Presidente).
2 - Presidente mais do mesmo ou anti-sistema: JPinto diz que AV é o queridinho do sistema, com toda a cobertura mediática que tem,l. JPinto é a favor do Portugal de Abril (Ventura como não gosta do 25Abril resmunga). AV diz que a constituição existe para criar dificuldades ao país desde o 25Abril (relembro: ele está a falar como candidato a Presidente que terá de jurar cumprir e fazer cumprir a constituição…). AV critica JP por prometer cumprir a constituição, chama-o de ditador… Se calhar daqui a bocado vai dizer que devíamos ter três Jorge Pinto em cada esquina…
3 - Jorge Pinto aponta as fragilidades e o ódio de André Ventura. Nem sei se isto é resposta à pergunta, nem me lembro qual foi a pergunta… Porque isto com AV cansa
1/n
A #UE pode aprovar #pesticidas para sempre
A Comissão Europeia está a preparar mudanças profundas nas regras dos pesticidas — e o rascunho divulgado é alarmante: a maioria dos pesticidas poderá receber aprovação indefinida, sem reavaliações, mesmo que surjam novos dados sobre os seus riscos.
❗O que está em risco
Aprovação vitalícia: deixa de existir a revisão obrigatória a cada 10–15 anos.
Menos ciência: estudos independentes recentes deixam de ser considerados.
Mais exposição: pesticidas altamente tóxicos poderão continuar à venda durante até 3 anos após a proibição.
⚠ Porque isto é perigoso?
O caso do chlorpyrifos diz tudo.
Durante décadas, foi autorizado na UE. Só muito mais tarde se confirmou que prejudica o desenvolvimento cerebral das crianças e causa danos neurológicos. A sua proibição só chegou em 2020, após forte pressão pública e investigação independente.
❗ Precisamos de agir já
Os Comissários europeus tomarão uma decisão muito em breve — o documento final está previsto para 16 de dezembro.
Antes disso, precisamos fazer chegar a nossa voz e impedir que esta proposta perigosa avance silenciosamente.
✍ Envie a sua mensagem à Comissão Europeia (este formulário ajuda:)
Un peu de publicité
Surprise, l’actualité officielle des médias de grand chemin finit par traiter le « scandale de l’autopen » ! Il y a quelques jours, à la faveur d’une des tonitruantes déclarations du président américain, la presse française découvrait le scandale du « stylo automatique ». Pour rappel, cet « autopen » est une machine qui permet la reproduction automatique d’une signature et est […] ⌘ Read more
3/3
Pergunta 2: Trump - LMM fala da NATO dizendo que é melhor a NATO ser presidida por Trump do que alguém Europeu como gostaria Cotrim, Cotrim explica o perigo da NATO estar nas mãos. “estabilidade é estagnação”, diz Cotrim - medo.
-
Considerações pessoais: LMM é mais sério e está mais preparado. Em termos políticos, LMM é menos radical. Ambos têm fragilidades políticas, é claro, mas uma segunda volta entre estes dois seria um no-brainer.
1 (cont.) - Cotrim distancia-se de LMM criticando a UGT enquanto LMM a tem valorizado. Moderador pergunta como é que este pacote vai resolver problemas com os de natalidade ou fosso salarial. Não há resposta. “Mas dizem que isto é um pacote todo desequilibrado” insiste o moderador, mas candidatos não querem saber. Cotrim diz que este pacote não resolve esses problemas mas também não há soluções para esses problemas em 2 ou 3 anos. (E se nunca fizermos nada, nem em 2 ou 3 séculos, digo eu). Moderador diz “então e a pobreza”? Cotrim acha que isso se resolve com crescimento económico (como se isso alguma vez tivesse reduzido desigualdades ou pobreza). LMM diz que o crescimento económico vai ajudar (tb não explica como) mas que é preciso mais - componentes sociais. LMM critica a proposta de IRS de Cotrim (IL). Cotrim diz que um jovem em Portugal entra no mercado de trabalho e passado quatro anos está no escalão máximo de IRS… Claramente ele vive num Portugal diferente do real, e os jovens com que ele janta são de uma elite bem exclusiva… sobrinhos de CEOs, suponho. Mas LMM em vez de apontar o ridículo do que Cotrim disse, fala em vez disso de Cotrim querer a CGD privatizada. Moderador avisa que a maioria dos jovens recebe menos de 700€/mês
2/3
#ptpol #debates #presidenciais
0 - Há uma pergunta mas #LMM diz que responde a tudo mas primeiro tem outro tema obrigatório: a acusação de #Cotrim Figueiredo há 15 dias de LMM ter feito pressões, pede a Cotrim que concretize - Cotrim não pode ou consegue, tenta atacar LMM noutro tema com um book review, a dizer que LMM vai lançar um livro que é pior que o livro que Cotrim lançou - isto não se inventa. De certa forma isto influencia o debate porque quando o jornalista pode então fazer perguntas já não fala do que queria falar, e em vez disso pergunta o que distingue as candidaturas deles e voto útil e essas coisas. Cotrim responde que ele é o mais energético ou qq coisa dessas, mas em prática só diz que vai jantar com jovens mais vezes que LLM. 12 minutos de debate e ainda não se disse nada - mas só menos mostra bem que entre estes dois há claramente um menos sério que outro. Cotrim critica LMM estar no Conselho de Estado há tantos anos e Portugal está cheio de problemas - pena que LMM não diga a Cotrim que foi deputado e eurodeputado, e Portugal e Europa estão cheios de problemas também…
1 - finalmente a pergunta que o moderador queria: o pacote laboral. LMM repete a conversa de que é preciso uma reforma e esta é uma reforma por isso não entende as críticas. Cotrim promulgaria (duh)
1/n
Drones contre conscrits : l’Europe choisit le passé
Quand Emmanuel Macron n’est pas occupé par l’une ou l’autre campagne de communication catastrophique, il joue au Chef de Guère Guerre, fanfaronne avec Zelensky ou – pourquoi pas ? – annonce une resucée de service militaire. Cependant, à bien regarder l’évolution géopolitique internationale, la mesure évoquée par le chef de l’État français semble passablement anachronique. En […] ⌘ Read more
“Para mitigar estes riscos e garantir a soberania digital, a Microsoft destacou a implementação do “Data Boundary” (Fronteira de Dados da UE) e a figura do “Data Guardian”, mecanismos que asseguram que os dados e metadados de cidadãos europeus permanecem no espaço comunitário e que o acesso a partir do exterior, nomeadamente dos Estados Unidos, carece de autorização europeia.”
Em: Investimento da Microsoft em Sines pode catapultar Portugal para o “top 5” dos ciberataques na Europa - CNN Portugal
E pronto, lá está a Microsoft com a sua lenga-lenga, a fingir que usar os serviços proprietários de uma empresa norte-americana pode servir para ter uma “nuvem soberana”, logo que se tenha uma “data boundary” e um “data guardian” para garantir que os dados só são acessíveis por Europeus… e a Microsoft, e a NScale, e a NVidia, e os EUA.
3 - menos estado é melhor estado? Cotrim acha que normalmente sim, com excepção. CMartins explica o despesismo da proposta de Cotrim, a quer financiar público e privado, em vez de só o público necessário. Cotrim diz que não é nada disso que ele quer, mas sem saber explicar como, diz só que “o que temos está a funcionar mal”. Catarina mostra que o que Cotrim quer é mais caro a funcionar pior. Cotrim diz que ela está errada sem dizer o que está mal no que ela diz. Catarina ainda tem tempo para lembrar que garantir saúde é direito Constitucional.
Considerações pessoais: é pena estes debates serem em modelo rápido, aos gritos e sem profundidade, porque dá espaço a criar boatos e fantasmas sobre o que o adversário quer, dando oportunidade aos candidatos a não ter de explicar a sua posição. Ainda assim, vê-se desonestidade em Cotrim mas não em Martins, e, sem surpresas, Catarina Martins está mais alinhada com a Constituição que x futurx Presidente terá de jurar cumprir e fazer cumprir, não confiaria a Cotrim fazer cumpri-la. E claro, estou mais alinhado ideologicamente com a Catarina que com Cotrim.
2/2
#ptpol #debates #presidenciais #CatarinaMartins #CotrimFigueiredo
procuradoria geral - ambos de acordo que a justiça é lenta, e faltam explicações
5.8M€ para a defesa - CM acha que é preciso fazer investimento na defesa e soberania, mas não este. Cotrim diz que a CM está a esconder que quer Portugal fora da NATO, e que Cotrim acha que estar na NATO é a nossa única garantia de defesa, e que por isso é importante gastar 5% em defesa como acordado. CM relembra que constituição fala de dissolução dos blocos militares, e dá exemplos em que a nossa garantia de defesa não só não é assegurada pela NATO como tem de ser assegurada fora do âmbito da NATO - e defendendo-nos de alguns membros da NATO como os EUA. Cotrim diz que tem de ser a NATO a solução, só é preciso mudar a maneira da NATO ser e funcionar. CM chama a atenção que então afinal ambos concordam que a NATO não é boa, só que Cotrim acha que é de esperar que a NATO fique boa. O debate continua com este tema mas o volume aumenta, com atropelos e uns a falar em cima dos outros, Cotrim a tentar meter palavras na boca de CM e a dazer um dos seus exercícios de desonestidade intelectual. Pouco se ganha com a continuação da discussão neste tema, porque acabou o debate de ideias.
1/n
LandSpace Could Become China’s First Company To Land a Reusable Rocket
China’s private launch firm LandSpace is preparing the debut flight of its Zhuque-3 rocket, aiming to become the country’s first to land a reusable orbital-class booster using a Falcon-9-style return profile. Ars Technica reports: Liftoff could happen around 11 pm EST tonight (04:00 UTC Wednesday), or noon local time at the Jiuquan … ⌘ Read more
En France, la propriété privée est devenue un sport de combat
En France, lorsque vous héritez, il n’est pas rare que vous deviez vendre pour régler les frais de succession. Même si le bien a déjà été taxé de tous les côtés, l’État français ne supporte pas l’héritage et vous le fait donc savoir. Manque de pot lorsque vous essayez de vendre : le bien, squatté, est […] ⌘ Read more
La seule Startup Nation qui réussit : le narcotrafic
La France n’est peut-être pas un coupe-gorge (enfin disons, pas partout), mais elle commence de plus en plus à ressembler à une plaque tournante de toutes les drogues possibles et imaginables. Il suffit de taper « narcotrafic » dans la recherche Google News pour découvrir une actualité véritablement foisonnante en la matière : trafics en tous genres, règlements […] ⌘ Read more
Le Breaking Bad de l’État français
Pour lutter pied à pied contre contre le crime organisé, quoi de mieux que l’État, le crime désorganisé, piloté par Macron et sa clique ? C’est en tout cas la direction que prend la nouvelle gesticulation du locataire de l’Élysée : pour le frétillant chef de l’État, la place de la drogue dans le pays devient préoccupante […] ⌘ Read more
LMM continua a dar casos concretos sobre a sua opinião e como o presidente pode actuar em matéria de corrupção. Termina a repetir que Ventura é candidato de legislativas e não presidenciais. Ventura responde como respondeu num debate anterior falando a sua posição nas sondagens- não funciona com LMM que tem tido melhores resultados, mas Ventura diz que não, referindo a sondagem falsa com que tem inundado as redes sociais na última semana (a CNE não devia fazer alguma coisa quanto a isso?). Parece que o debate vai-se ficar por aqui em vez de entrar pelos temas a sério das presidenciais, mas realmente com uma pessoa como o Ventura não dá muito para falar a sério.
- pergunta final: o que mais o preocupa do seu opositor: LMM diz AV não tem soluções, AV diz que LMM é o responsável por haver lesados do BES (WTF)
Este debate teve mais 5 minutos porque jornalista não o conseguiu terminar
–
Resumo/opinião pessoal: sem surpresas, AV é o piorio, LMM melhor que AV, muito barulho
Cotrim quer que Pinto concretize essas medidas. Apresentador prefere que Pinto responda a outra pergunta, mas Pinto responde a ambas. Cotrim diz que Pinto não está bem informado (fica-se sem saber porquê). A nova pergunta era sobre a dissolução da AR (JPinto faria diferente do que Marcelo faria). Cotrim chama Pinto sectário, porque ele aceita Cheganos e Passistas e Pinto não gosta deles, e sobre a revisão Constitucional Pinto promete defender a constituição o que pelos vistos o candidato presidencial Cotrim acha mal
Última pergunta foi desperdício de tempo: como é que os candidatos lidam com a derrota? Ambos dizem lidar bem - duh.Consideração pessoal: Pinto está bem preparado, e Cotrim não estava a contar nem tão bem preparado. Pinto seria um presidente interventivo, mas mesmo para quem não gosta disso… Cotrim seria um presidente inventivo, por exemplo na sua visão do que é o juramento presidencial. De resto, é óbvio que quem é de direita preferirá Cotrim, mas quem for de esquerda ou centro tem uma opção bem melhor em Pinto. Mas mesmo a quem é de direita, mesmo quem for passista… querem mesmo um negacionista climático, ou alguém que convive bem com a força política fascista?
Por fim: estes debates são demasiado rápidos, porque se tivesse tempo Pinto lavava o chão com Cotrim
La croissance revient ! Zut, c’est celle des prix et des taxes !
Surprise : l’État français décide, au pied levé, de moderniser l’un de ses calculs. Pas de bol : c’est celui de la taxe foncière. Encore moins de pot : cela va se traduire par une augmentation poivrée. On apprend en effet que le ministère de ce qui reste d’Économie va mettre à jour les fichiers de logements qui […] ⌘ Read more
#musiquinta “Músicas sobre velocidade”?
Aqui fica a mais veloz música de todas.
Do primeiro e melhor (para mim) album dos Napalm Death, “Scum”, vem a “You Suffer”, uma música que ganhou um prémio Guiness… por ser a mais curta algumas vez gravada. Com pouco mais de um segundo de duração, isto é que é velocidade: ainda está a começar e já acabou…
A letra, na íntegra: “You Suffer, but Why?”
Não sei se concordo com a Rolling Stone que esta é uma das 100 melhores músicas de metal de todos os tempos (não é das minhas favoritas do disco, sequer), mas lá que é memorável não há questão: veio-me logo à mente quando vi a votação para escolher o tema desta musiquinta…
Seja como for, se já leu este texto até aqui, já perdeu a oportunidade de ouvir a música em questão umas dezenas de vezes, por isso vou postar e escrever sobre a música e deixar um link para você a poder ouvir (e ver, que mesmo com menos de 2 segundos ela teve direito a videoclip!) :-)
Finances publiques : quand les clowns pondent des chiffres au hasard
Youpi, c’est une nouvelle pirouette budgétaire pour les artistes de la scène politico-économique française dont la réputation n’est plus à faire en matière de spectacle burlesque : il manque 10 milliards d’euros de TVA. Et paf, la réalité vient de claquer avec le bruit sec et cinglant d’un chèque en bois cognant contre le marbre froid […] ⌘ Read more
Matičné priadky v Hajušici
Hajdušičania majú za sebou ešte jedni matičné priadky, už druhé v tomto roku. V pondelok 17. novembra v ovzduší matičného etno domu vyobliekaní do krojov sa zišli členovia MOMS Hajdušica, KUS Bratstvo a spolku žien Oko. Zvlášť teší že na priadkach boli aj tí najmladší, členovia detského folklórneho súboru Lastovičky, ktorí mohli vidieť v akých domoch ich prastarí rodičia žili, na akých posteliach spávali, čo jedli, ako sa zabávali. Tí starší sa im snažili sprítom … ⌘ Read more
#Menestrel é uma nova tag mensal para celebrar a música em suas formas mais conceituais: os álbuns. E para abrir com chave de ouro, estreia-se com o tema #debut - que mais?
É suposto ser sobre “os primeiros trabalhos de seus artistas favoritos”, mas eu quis não só escolher isso, como também um album que, lá por ser o debut da banda, não deixa de mostrar o melhor que a banda tem para oferecer.
Não é que os álbums que se seguem na discografia de Ashram sejam menos excelentes que este “Ashram” (sim, é um self-titled - e quem sabe se #selftitled não é um tema de um próximo menestrel…), mas este, lá por ser o primeiro, não fica nada atrás em excelência… e é provavelmente o que eu ouço mais vezes, talvez por ser também o álbum com o qual conheci a banda - e o único que tinha para ouvir até sair o próximo…
Na foto mostro o album na sua re-edição em digipak (limitada a 1000 unidades), com a qual substitui a edição original em jewel case, porque esta tem uma faixa extra (Fourth).
Uma edição mais recente (de 2013) também com esta faixa ainda existe em stock na editora*, aproveitem!
Mas que é isso, Ashram? Bem, Ashram é um trio Italiano de música neoclássica, e em vez de os descrever… ouçam! O disco começa assim:
Chine/US : quand l’éléphant républicain aime la porcelaine chinoise
Si l’actualité française a surtout été marquée récemment par les délires budgétaires des différents partis tous résolument pro-dépense, le reste du monde, indifférent aux gesticulations françaises, continue d’avancer. C’est ainsi qu’au milieu de ce qui ressemble à une guerre commerciale, Donald Trump a rencontré son homologue chinois Xi Jinping. Et alors que beaucoup pariaient, à […] ⌘ Read more
Sun Unleashes Strongest Solar Flare of 2025
New submitter UsRanger175 shares a report from Space.com: The sun erupted in spectacular fashion this morning (Nov. 11), unleashing a major X5.1-class solar flare, the strongest of 2025 so far and the most intense since October 2024. The eruption peaked at 5 a.m. EST (1000 GMT) from sunspot AR4274, which has been bursting with activity in recent days. The blast triggered strong (R3-level … ⌘ Read more
Está por trás duma paywall e só sei desta notícia as gordas, mas é de aplaudir que a queixa seja feita - e de lamentar que ela tenha de ser feita.
Já me tinha queixado disto por aqui: quem é a comunicação social para decidir quem são ou não os candidatos presidenciais? A Lei é quem define estas coisas, não uma mão pouco cheia de cadeias televisivas. Que eles tenham escolhido fazer debates antes de haver candidatos é uma decisão que eles tomaram, e que não pode ser usada como desculpa para apontar dedos e decidir quem são os candidatos de primeira e de segunda. Até haver candidatos, há propostas de candidatura - e elas são bem mais que oito - todas iguais perante a lei, e perante os cidadãos.
“Ah, mas estes são quem tem mais probabilidade de chegar a algum lado” dirão, mas o perigo está exactamente aí - é ao retratar estes oito como “os candidatos” (no discurso utilizado nem referem que há outros!) que a comunicação social interfere, e faz levar os eleitores a estes em detrimento de outros.
Já levaram a extrema direita ao colo, não aprenderam nada.
Gostava agora de saber se partidos como o @LIVRE@LIVRE vão apoiar queixas destas: também eles já tiveram neste papel de ostracizados pela comunicação social (lembram-se da petição pela justiça nos debates das Europeias?).
Affaire Gannat : caméra interdite au rayon migrants
La France aime la liberté mais elle a récemment décidé de se l’administrer en doses de plus en plus homéopathiques. C’est en tout cas ce que laisse entrevoir l’expérience de Jean-Eudes Gannat : choisissant d’audacieusement se filmer le 5 novembre devant l’entrée d’un supermarché Leclerc à Segré, petite ville de 7000 âmes en Maine-et-Loire, il rapporte […] ⌘ Read more
Estes comentários de Montenegro sobre a Greve Geral é para galvanizar mais trabalhadores a fazer greve?
É que não perceber a convocação é não saber o que anda a fazer; dizer que os sindicatos com quem reúne em concertação social são braços da sua oposição partidária é descredibilizar a própria concertação social.
No fundo, o Governo está a dizer “vamos aprovar este pacote laboral e não há nada que possam fazer quanto a isso”, ao que os trabalhadores dizem “para começar, podemos entrar em greve geral”. Esta reacção de Montenegro só confirma a necessidade dessa decisão.